Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universidades e coisas assim

Universidades e coisas assim

11.Set.17

As não notícias

Olá! Hoje decidi falar sobre algo que tenho reparado há já muito tempo e que acho inaceitável - as não notícias e o seu abuso! Sim, abuso! Eu já vos explico melhor o que pretendo transmitir.

A comunicação social foi uma das melhores coisas que aconteceu na humanidade. Afinal, é através dos media que nos chegam as informações acerca do mundo, onde existe liberdade de opinião, onde podemos aprender muito sobre diferentes áreas. Mas a verdade é que, atualmente, as estações televisivas já não se importam em partilhar apenas os factos reais e, sublinho, reais. Estas cadeias televisivas lutam pela maior audiência, nem que para isso tenham que fazer mau jornalismo!

Várias vezes me deparo com notícias ridículas e sem grande credibilidade. 

Vejo constantemente os telejornais a transmitir notícias, que não são falsas, mas que são bastante exageradas. Eles usam e abusam da notícia. Algo que me marcou recentemente foram os incêndios em Pedrógão Grande. Senti uma enorme tristeza ao ver tudo o que o fogo destruiu. Mas, para mim, mais triste ainda é o facto de os jornalistas e as televisões passarem continuadamente, dia após dia, as mesmas imagens horrendas do incêndio, aquela mesma estrada... Eu acho muito importante divulgar tudo o que se passou, mas há um limite entre o aceitável e o absurdo. Eles exploram aquilo até ao tutano. As pessoas também devem ter a sua privacidade e todos nós devemos respeitá-la. Eu já nem conseguia ver as notícias. Insistiam em passar aquelas imagens sem fim. Qual é a ideia de mostrarem cadáveres ou de fazerem um jornal inteiro no local de incêndio, em que apenas vemos as cinzas a caírem nos apresentadores e estes a tentarem disfarçar tal incómodo!

Mas não é só este caso, há muitos outros em que me parece que esses canais televisivos só querem lançar a confusão para terem alguma bomba exclusiva.

Por vezes fazem com que certos acontecimentos tenham uma dimensão que não é real. Tudo isto só me faz lembrar um episódio do Gato Fedorento:

- "Vocês não vão acreditar no que me aconteceu! Labaredas enormes!!"

- "Labaredas enormes??!"

- "Grandinhas vá! Médias, fraquinhas... era um fósforo!"

É que às vezes, exageram e abusam de tal forma das notícias que até parece que vem aí o "fim do mundo em cuecas"!!

Para não falar das não notícias! Sim, as notícias que simplesmente servem para "encher chouriços" para o jornal acabar às 21:30h. Isto porque não houve nenhum incêndio ou desastre para se agarrarem!

Notícias do género: "O mês de agosto em Portugal continental foi quente em relação à temperatura" (RTP). Não acredito! Agosto, um mês quente?! Mas está-se tudo a passar!

Assim, também eu! Epá, amanhã se não chover e não aparecerem nuvens, vai estar um belo dia de sol!

Enfim... é apenas uma opinião do que se passa! Não querendo descredibilizar as estações televisivas, nem ofender os bons jornalistas, que sei que existem muitos que são ótimos, mas há que ter atenção ao que se passa na realidade!

Se quiserem espreitem esta página de facebook - https://www.facebook.com/ostruques/ onde vão encontrar coisas muito interessantes sobre este tema!

Beijinhos

transferir.jpg

 

 

20 comentários

Comentar post