Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universidades e coisas assim

Universidades e coisas assim

03.Out.17

Tunas

Olá!! Hoje decidi falar sobre uma grande tradição académica - as tunas! Ontem, fui assistir ao ensaio da tuna da minha faculdade, a TUIMS, e lembrei-me logo de abordar esta temática aqui no blog!

Uma tuna, segundo o dicionário, é um grupo musical, constituído por estudantes universitários, onde predominam certos instrumentos musicais como os cavaquinhos, as pandeiretas, bandolins, contrabaixo, etc., e cujo objetivo é manter a tradição académica associada ao gosto pela música.

As tunas académicas tiveram origem em Espanha e surgiram em Portugal em meados do século XIX! Atualmente, Portugal tem mais de 300 tunas universitárias! Pois é, nunca pensei que fossem tantas!!

Pessoalmente, gosto muito das tunas académicas: das músicas, do ambiente envolvente, do seu simbolismo! 

Ontem, adorei ver a atuação da TUIMS!! Todas aquelas músicas e todo aquele ambiente deixa qualquer um bem disposto e, ao mesmo tempo, com um enorme sentimento de orgulho por ver a Tuna que representa a faculdade e sentir a união daquela grande família!!

Uma das músicas que mais gostei de ouvir cantar pela TUIMS e que mais me tocou foi "Lisboa"! Deixou aqui o vídeo com a atuação da TUIMS! Digam-me o que acharam!

Beijinhos!

 

 

10 comentários

Comentar post