Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universidades e coisas assim

Universidades e coisas assim

08.Ago.17

O meu 1º ano de faculdade

É verdade!! Nem acredito que já acabei o meu 1º ano de faculdade! Acho que poderia descrevê-lo como cansativo, muito trabalhoso, algo stressante e até difícil. Mas a verdade é que quero recordá-lo, sobretudo, como o ano em que cresci imenso, em que soube ultrapassar imensas dificuldades e obstáculos e que consegui aprender tanta, mas tanta coisa que nunca pensei aprender num único ano.

maiores-diferencas-entre-escola-e-universidade-notSempre achei que na faculdade ia ter notas baixas e que nunca seria possível atingir grandes valores. Mas a verdade, é que com esforço e dedicação tudo é possível! É claro que as minhas notas desceram um pouco relativamente ao secundário, mas também não foi assim tanto. Temos, sobretudo, de saber lidar com essa situação e aceitar que por vezes as coisas simplesmente não correm bem. No fundo, a vida também é assim, existem momentos altos e baixos, coisas justas e injustas. Aliás, também tive que aprender a lidar com algumas coisas que me possam parecer injustas e, por vezes, a trabalhar sozinha porque, neste ano, encontrei de tudo. Desde professores ótimos e disponíveis, a professores que não explicam praticamente nada e que querem que nós façamos este mundo e o outro. Desde colegas que se esforçam tanto como tu para ter bons projetos, a colegas que simplesmente não querem saber e acabas por ter que fazer tudo sozinho, porque tu te importas contigo e com o teu futuro.

Mas, claro, também vais ter momentos ótimos com os teus colegas e professores, vais aprender a cozinhar para ti, a ir ao supermercado, à padaria, etc. Sobretudo, vais aprender a “desenrascar-te” sozinho!

Foi trabalhoso, sim, mas foi, sem dúvida alguma, muito recompensador. Fiz projetos que nunca pensei que seria capaz de fazer, assisti a conferências super interessantes e motivadoras, falei e aprendi com diversos professores muito experientes e sábios (e sempre disponíveis para me ajudar). Resumindo, consegui fazer coisas incríveis que nunca pensei ser capaz de fazer!

pixlr_20170801110919843.jpgTambém me irritei, chateei, até fiquei, por vezes, farta. Mas uma coisa nunca desapareceu dentro de mim: a vontade de ir, de aprender e de ver-me crescer. Quando entrava naquela faculdade, todas as manhãs, vinha-me sempre um pensamento à cabeça: estou aqui, eu pertenço a esta faculdade que é um mundo, pois raro era o dia em que não haviam conferências, ações de formação e atividades dentro do campus. Sentia-me feliz! Consegui começar a criar algumas amizades, mas claro, nunca é algo muito fácil para mim (talvez por ser muito exigente). Mas de uma coisa tenho a certeza: quero continuar!

Vou entrar para o 2º ano com toda a força e motivação que tiver, mesmo sabendo que vou ter diversos momentos de stress. Mas isso é algo com que tenho de saber lidar, pois faz parte desta vida, que no fundo, eu adoro!

 

 

14 comentários

Comentar post