Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Universidades e coisas assim

Universidades e coisas assim

05.Out.17

Não é apenas 5 de outubro!

Olá!! Hoje decidi falar sobre este dia que é tão bom por ser feriado - 5 de outubro!!

É sempre bom ter um feriado a meio da semana, mas sabem o porquê deste dia ser tão importante para o país?! Hoje, não é apenas 5 de outubro, é o dia em que se celebra a Implantação da República Portuguesa! Tenho a certeza que muitos portugueses nem sabem bem o que se celebra neste dia! Uns dizem, a "Restauração da Independência", que é o que se celebra a 1 de Dezembro, mas pior é quem diz que hoje se celebra a "Restauração da República"!!

Pois bem, hoje faz 107 anos que se acabou com a monarquia e se implantou a república portuguesa! Há 107 anos atrás, na noite de 3 para 4 de outubro, diversas forças militares portuguesas lutaram e acabaram com a monarquia no nosso país. Após alguns confrontos, o partido republicano acabou por vencer.

Às nove da manhã do dia 5 de Outubro de 1910, na varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, foi proclamada a República! Nesse mesmo dia, o rei e a família real abandonaram o país.

Após a implantação da república, Portugal fica com um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. 

Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa. O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Entretanto o hino e a bandeira portuguesa, símbolos do país, alteraram-se.

Por isso, não se esqueçam que este dia não é apenas bom por ser feriado, mas, principalmente, porque se celebra a Implantação da República!

1200px-Flag_of_Portugal.svg.png

 

 

14 comentários

Comentar post